Repositório Institucional Da Unb: O Catolicismo Secularizado : Uma Análise Dos Católicos Nominais Não Praticantes

· 4 min read
Repositório Institucional Da Unb: O Catolicismo Secularizado :  Uma Análise Dos Católicos Nominais Não Praticantes

Já na Itália uma tradição fora rompida com a intransigência, passando a apoiar abertamente, a igreja, a participação dos católicos na política italiana, restabelecendo contatos e negociações com o governo italiano. Nesse meio termo, o Papa estava “[...] convencido de que a Igreja só tinha a ganhar com o fato de seus interesses serem maciçamente defendidos no terreno parlamentar [...]57. Ele estava certo, porque mais tarde, as negociações entre as mesmas foram reconhecidas, sendo esta, a igreja, soberana sobre aquela em suas finalidades. Deste modo, isso se justificava pelo fato de que a Igreja e o Estado Brasileiro compartilhavam a mesma jurisdição, o mesmo território, dividido em Estados e nação católica.  salmo do dia 10 de agosto de 2023 , portanto, uma associação de identidade nacional ao catolicismo, pois, o laicismo, o positivismo,  o liberalismo e o comunismo, eram ameaças iminentes à identidade e à unidade nacional.

  • Mas o período áureo dos santuários que se tornaram grandes centros de devoção e romarias, vai da metade do século XVIII.
  • Com essa decisão, Cerulário proclamou a separação oficial entre as duas igrejas, já que, para os orientais, Roma afastara-se das pregações originais de Jesus Cristo.
  • Dessa forma, a influência cada vez maior desses ideais, ameaçava expulsar o intangível da vida social, transformando-a radicalmente, redefinindo por completo a experiência humana.
  • Alheia a tudo isto interessava à Secretaria de Estado saber se havia no Brasil “aquela que é propriamente dita Ação Católica, com o objetivo de instrução religiosa e social dos operários reunidos em sociedade”.
  • Ou seja, dando a entender a preocupação internacional da Santa Sé com o avanço do socialismo e do comunismo mundo afora.


Afinal, a romanização não garantiu uma coesão monolítica entre o clero, o episcopado brasileiro e a Santa Sé. Embora houvesse uma orientação central vinda da Cúria Romana, essa ligação era flexibilizada em maior ou menor grau, por vários fatores culturais, geográficos, geracionais e sociais.  https://www.mundodoscatolicos.com.br/salmo-do-dia/ , portanto, atribuindo a igreja o seu papel de esforço e conquista, obra e trabalho em sua missão, como uma unidade espiritual a mercê da Nação Brasileira. Ainda, o conjunto formado pela hierarquia eclesiástica local, o clero e os católicos em geral, como alvo da Igreja Católica no Brasil direcionado pela Santa Sé. Que há se ressaltar, há uma coesão política à tradição católica reconhecendo a doutrina cristã como “modeladora” da nação brasileira, pela sua condição de povo livre e de “raça à parte”, cujas interpretações diferem, a depender do período e do envolvimento das pessoas na crença, nos valores e na religião.

Unidade Com A Santa Igreja


Nos dias atuais, os Batistas, no Brasil, estão a frente em número de fiéis contabilizados. A partir da Reforma Protestante, o segmento acabou atraindo adeptos, seja na Europa, seja nas Américas. As críticas relatadas, no entanto, não chegaram bem ao Papa Leão X que, em 1530, excomunga o futuro líder do protestantismo. Esse ato acaba rachando a Igreja, levando a separação, e, consequentemente, ao surgimento da Igreja Protestante. Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.





Para o cristianismo, Deus não é uma substância autocentrada, mas, antes, uma Família, uma eterna comunhão interpessoal. Mas, por outro lado, corre-se permanentemente o risco de atribuir a um dos termos dessa base um destaque que acabe por obscurecer a relevância do polo complementar. Uma outra característica muito clara é a espontaneidade que brota da alegria de quem encontrou-se com a pessoa de Jesus, pela ação do Espírito Santo. É possível perceber isso nas partilhas, nas convivências, nos momentos de oração, durante os eventos, entre outros.

A Igreja De Roma Como Santa Sé Formadora Da Igreja Católica Brasileira


Conforme já foi mencionado, o catolicismo popular chegou ao Brasil através dos portugueses.  Na época, devido ao padroado régio, a Igreja estava submissa ao Estado na pessoa do rei, ou seja, era o estado o responsável por catequizar os brasileiros. Logicamente, o rei de maneira alguma permitiria que seus religiosos catequizadores ensinassem algo referente a justiça social, pois assim poderia estar “criando  cobras, para depois ser mordido”. Os missionários jesuítas até que tentaram, mas essa tentativa resultou em sua expulsão da Colônia. No catolicismo popular não encontramos um culto especial para Deus, a não ser quando ele é representado como o Divino Pai Eterno, o Divino espírito Santo, o Senhor Bom Jesus etc.


  • Desse modo, os projetos de demarcação dos “territórios do catolicismo” não deixaram de revelar estratégias, desejos, intrigas, exclusões e silenciamentos dos sujeitos envolvidos no processo histórico de estruturação da República brasileira.
  • As concepções sobre o Divino e sobre o Tempo sofreram profundas mudanças, seguindo-se as alterações dos tempos20.
  • • A Igreja Católica Romana exercia domínio religioso total, com grande influência na sociedade.
  • As heresias causavam instabilidade social em virtude da ação de seus divulgadores, levando os imperadores a intervirem na estrutura administrativa da Igreja de Constantinopla.
  • No Credo – símbolo dos apóstolos – encerra-se conteúdo dogmático básico da fé católica.